quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Volta às aulas



Como fazer a adaptação dos pequenos que irão para a pré-escola?

O momento de se separar das crianças e colocá-las na CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) ou pré-escola causa medo e insegurança.

Décadas atrás, as crianças entravam mais tarde na escola, aos cinco ou seis anos, e a separação entre a mãe e o bebê era feita de forma mais lenta. Hoje em dia, a quebra é muito rápida. Os pais até se sentem culpados por não poder passar mais tempo com o bebê.

O primeiro passo para a família ficar mais segura é escolher bem a escola. Procure informações e referências da escola que você pretende matricular sua criança. Observe o atendimento, o espaço físico e a higiene da escola.

Além de se sentirem bem atendidos e acolhidos, os pais precisam concordar com a proposta pedagógica e as regras da escola. A criança percebe se o pai critica a escola o tempo todo.

Depois de escolhida a escola, vem um período de adaptação, tanto para as crianças quanto para os pais. Antes do primeiro dia, as escolas costumam fazer uma entrevista com os pais, para saber mais sobre a criança.

Coordenadores pedagógicos recomendam que os pais digam o que o filho está acostumado a comer, qual o horário de sono, questões médicas e qualquer outra particularidade.

Aos poucos, a confiança dos pais e do bebê na escola vai aumentando. Para isso, recomenda-se que a parceria seja incrementada com muita conversa. Pais precisam ouvir a escola e vice-versa.

Algumas dicas para o período de adaptação:

• Acompanhe a criança na fase de adaptação. Algum adulto conhecido deve acompanhar o primeiro dia. Se você não puder faltar ao trabalho, peça ao pai, um dos avós ou uma tia.

• Não vá embora muito depressa. Não fuja rapidinho para evitar que seu filho (ou você) chore. Fique por perto até ele se entrosar. Mais atenção, você irá acompanhar apenas nos primeiros dias. Pais que permanecem muito tempo na escola passam insegurança para os/as filhos/as, pois, se você não confia que a criança ficará bem, ela irá se sentir insegura.

• Prepare a criança para a merenda escolar. Se seu filho/a está deixando a comida líquida e começando na sólida, inicie a passagem alguns dias antes do começo das aulas.

• Transmita segurança. Leve à escola objetos queridos, como um paninho de estimação, uma chupeta ou um brinquedo. Assim, sua criança irá se sentir mais segura. No caso da chupeta, aos poucos a criança deixará de usar na escola.

Tenha confiança nos profissionais que irão cuidar de sua criança, eles/as foram preparados/as para educá-la com todo carinho e respeito que ela merece.

Texto adaptado

Fonte:

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/01/26/volta_aulas_adaptacao_creche.jhtm

http://www.chicletebola.com.br/blog/?p=197


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

Grata pela visita

Grata pela visita