PROJETO: Adaptação Escolar
Professora - Kátia Batista Martins
Turma: Maternal III B
Período: Aproximadamente 30 dias
Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Objetivos:
- Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
- Criar um ambiente acolhedor como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo.
- Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
- Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
- Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
- Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
- Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.
Conteúdos Conceituais
- Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
- Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
- Construção da própria imagem e da identidade;
- Valorização positiva da própria identidade;
- Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
Conteúdos procedimentais
- Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
- Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
- Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
- Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
- Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
- Aceitação da separação;
- Hábitos de autonomia com seus pertences.
Conteúdos Atitudinais
- Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
- Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
- Participação na vida da escola;
- Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
- Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
- Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
- Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.
Contemplação das áreas
Língua Portuguesa
Linguagem oral:
- Conversas, relatos de vivências, narração;
- Nomear a professora, funcionários e colegas;
Linguagem escrita:
- Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
- Pseudoleitura das regras de convivência.
Matemática
- Orientação Espacial;
- Percurso de trajeto, localização;
- Contagem oral;
- Jogos matemáticos;
- Leitura de calendário.
- Quantos somos
Natureza e Sociedade
- Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
- Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
Visual
- Pintura livre (interferência);
- Modelagem;
- Fantoches, vídeos, slides.
Movimento
- Roda cantada;
- Rolamento;
-Cambalhotas no colchonete;
- Dança;
- Jogos simbólicos
- Esquema corporal.
Música
- Diferentes tipos de sons e músicas diversas;
- Cantigas de roda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!