sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Projeto: Adaptação Escolar

PROJETO: Adaptação Escolar

Professora - Kátia Batista Martins

Turma: Maternal III B

Período: Aproximadamente 30 dias

Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.


Objetivos:
- Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;

- Criar um ambiente acolhedor como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo.

- Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.

- Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;

- Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;

- Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;

- Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.


Conteúdos Conceituais

- Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;

- Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;

- Construção da própria imagem e da identidade;

- Valorização positiva da própria identidade;

- Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.


Conteúdos procedimentais

- Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;

- Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;

- Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;

- Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;

- Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;

- Aceitação da separação;

- Hábitos de autonomia com seus pertences.


Conteúdos Atitudinais

- Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;

- Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;

- Participação na vida da escola;

- Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;

- Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;

- Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;

- Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.



Contemplação das áreas


Língua Portuguesa


Linguagem oral:

- Conversas, relatos de vivências, narração;

- Nomear a professora, funcionários e colegas;

Linguagem escrita:

- Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;

- Pseudoleitura das regras de convivência.



Matemática
- Orientação Espacial;

- Percurso de trajeto, localização;

- Contagem oral;

- Jogos matemáticos;

- Leitura de calendário.

- Quantos somos


Natureza e Sociedade

- Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);

- Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.


Visual
- Pintura livre (interferência);

- Modelagem;

- Fantoches, vídeos, slides.


Movimento
- Roda cantada;

- Rolamento;

-Cambalhotas no colchonete;

- Dança;

- Jogos simbólicos

- Esquema corporal.


Música
- Diferentes tipos de sons e músicas diversas;

- Cantigas de roda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

Grata pela visita

Grata pela visita