domingo, 27 de fevereiro de 2011

A criança aos três anos

Aqui vão algumas dicas para os pais compreenderem melhor a fase em que seus filhos e filhas se encontram e para saberem como estimular o seu desenvolvimento.

A criança aos três anos

DESENVOLVIMENTO FÍSICO MOTOR:

- continua aprendendo a dominar os músculos maiores , por meio de atividades repetidas;

- sente prazer em correr e pular;

- no desenho, encontra-se na fase da rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida);

- geralmente tem controle esfincteriano;

- pode agarrar bolas grandes com as duas mãos;

- pode construir uma torre em torno de dez blocos;

- pode abotoar, mas não desabotoar.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

- começa a formar sentenças mais longas, com três ou quarto palavras;

- gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas não só para confirmar as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;

- só ouve e compreende de fato o que lhe é dito diretamente;

- gosta de inventar nomes para pessoas e objetos;

- gosta de inventar histórias, que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir;

- pode comparar tamanhos;

- começa a usar números com significados;

- começa a aprender cores e figuras;

- a duração da atenção depende do interesse na atividade;

- pode aprender semelhanças e diferenças;

- pode lembrar e seguir ordens de dois passos (duas etapas);

- começa a entender direções (em baixo, em cima);

- interessa-se pelo funcionamento das coisas e como elas são usadas;

- começa a interessar-se por usar palavras que definem tempo (merenda, recreio, parquinho);

- pode falar até dez, embora só possa contar até dois objetos;

- começa a entender o significado de mais.

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL

- gosta de falar, usa palavras corretamente e relaciona palavras com ações;

- o vocabulário é geralmente de 750 palavras;

- entende e usa palavras abstratas (em cima, em baixo, agora, depois);

- expressão comum: “Eu não sei.”;

- Ri muito;

- gosta de cantar;

- conversa com adultos, mas nem sempre está interessada em suas respostas;

- responde corretamente quando lhe perguntam o que faz uma criança com fome, frio ou cansada.

DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL

- pode algumas vezes usar palavras para expressar sentimentos;

- às vezes faz birra;

- pode ter ciúme duradouro;

- mostra crescer em independência, ressentindo interferências;

- pode liberar raiva por meio de uma atividade física;

- está mais aberta a falar palavras;

- gosta de elogios e aprovação;

- busca mais amizades com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha;

- torna-se perceptiva e reage a expressões de outros;

- começa a entender o significado de certo e errado;

- gosta de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos);

- mostra confiança e amor com palavras e ações;

- pode ter um companheiro de brincadeira – imaginário, coisas imaginárias parecem ser bem reais;

- aparecem sentimentos de medo (cachorro, escuro, etc);

- não aceita alterações em sua rotina, o que ocasiona conflitos com outras crianças e com adultos;

- fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma a imaginação;

- aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono.

Dialogando com os pais:

- Perguntem-me o que fiz na escola, encorajem-me, sem insistir, para que eu conte algo. Mostrem interesse sincero por tudo quanto eu relatar.

- Não discriminem se eu ainda não fizer muita coisa; não caçoem de meus enganos: valorizem, antes de tudo, meus esforços.

- Falem sempre da minha escola com carinho.

- Não falem de meus problemas na minha frente.

- Ensinem-me a ser bastante assíduo e chegar pontualmente na escola.

- Não deixem de me buscar na hora certa, pois, se me sentir abandonada(o), posso ter medo de voltar a escola.

- Sempre que possível um de vocês esteja em casa quando eu chegar.

- Não dêem muita importância ao fato de minhas “lições” não serem perfeitas, mas sim a forma de conceitos e hábitos que estou adquirindo.

- Meu progresso e o do meu colega, ou mesmo o do meu irmão ou irmã, não devem ser comparados, pois sou uma pessoa com características próprias.

- Esses lembretes são a chave para meu desenvolvimento.

Referências Bibliográficas

Crescer Sabendo Ser - Maternal. Ed. Fapi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

Grata pela visita

Grata pela visita