domingo, 30 de janeiro de 2011

Trabalho em equipe


Para iniciar bem o ano, uma reflexão acerca da prática pedagógica. O vídeo “O problema não é meu” nos trás um cenário que tem estado presente em nossa sociedade nos dias atuais desde a ascensão do capitalismo. Um cenário onde a maioria das pessoas vem agindo de forma individualista, insensíveis e incapazes de reconhecerem seus próprios erros, de estenderem a mão ao próximo e/ou assumirem responsabilidades que não lhe foram atribuídas formalmente.

Na escola não tem sido diferente. Infelizmente existem educadores/as e gestores/as que por falta de formação e/ou de vontade e de sensibilidade, não assumem a tarefa de educar no seu sentido mais profundo, que advém da educação para vida, da educação de valores indispensáveis a boa convivência social. Muitas vezes nos deparamos em situações com as quais não estamos aptos a lidar, seja como atores/as ou como espectadores/as. Logo passa-se o ‘problema’ para frente. Se a criança está tendo dificuldades de aprendizagem, antes de se tentar esclarecer o que está acontecendo, há quem julgue que a criança está vivenciando problemas familiares ou que a família não está interessada pelo desenvolvimento da criança. E isso acontece a qualquer criança que pertença a uma minoria de grupo socioeconômico, bem como aos portadores de necessidades especiais. Deparamos-nos com situações dentro desse contexto também entre o corpo docente das instituições. Pessoas pouco preocupadas com o trabalho da equipe, que pensam, planejam, e agem individualmente, sem coleguismo ou parceria.

A escola apresenta-se como local privilegiado e, portanto, propício ao desenvolvimento da socialização. Precisamos pensar em uma pedagogia solidária e cooperativa que esteja voltada para as relações estabelecidas no cotidiano escolar, pois, acredita-se que as atitudes do ser humano podem afetar tanto positivamente como negativamente a formação do indivíduo. Para que a escola possa efetivamente colaborar para uma formação tanto sistemática quanto de caráter, e para estreitar laços entre família e escola, faz-se necessário que toda equipe esteja envolvida no trabalho, desde o porteiro a direção da escola, formando parcerias no processo ensino-aprendizagem onde todos/as estejam abertos/as ao diálogo.

Vale ressaltar aqui que, para efetivar o exercício da cooperação, é preciso refletir acerca dos princípios da educação e da prática pedagógica. Sendo assim torna-se fundamental estar aberto/a a mudanças, a novos olhares sobre a realidade que nos cerca, a reformulação de conceitos e paradigmas, lembrando sempre que o trabalho em equipe é indispensável para o sucesso no ensino-aprendizagem.

Katia B. Martins

"Não compartilhar idéias com a equipe em que se está inserido, significa não estar com a equipe."

Um comentário:

  1. Katia ,
    concordo com você , o trabalho em equipe é fundamental .... Adorei....bjos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

Grata pela visita

Grata pela visita