sexta-feira, 29 de março de 2013

Empírico ou inato?


                              QUADRO EMPIRISMO X INATISMO

EMPIRISMO
CONHECIMENTO
APRENDIZAGEM
ENSINO
AVALIAÇÃO
A fonte do conhecimento está na experiência.
O conhecimento vem de fora, através dos sentidos.
O conhecimento evolui à medida que o sujeito adquire novas experiências.
Mudança de comportamento, resultante do treino e da experiência.
Ensinar é modificar o ambiente, controlar as estratégias de trabalho para operar as mudanças desejadas nas respostas dos alunos.
Avaliar é:
Medir a quantidade de respostas modificadas.
Medir a quantidade da mudança operada no comportamento do aluno.
Medir a quantidade de respostas aprendidas.
INATISMO
O conhecimento é pré-formado, e as estruturas mentais se atualizam na medida que o ser humano amadurece, vai reorganizando sua inteligência pelas percepções que tem da realidade, vai se tornando apto a realizar aprendizagens cada vez mais complexas.
A aprendizagem consiste no armazenamento das informações prontas, acabadas, através da memória.
O ensino consiste na transmissão do conhecimento, através da exposição de conteúdos organizados de acordo com a lógica do professor, ainda que sem significado para os alunos.
A avaliação consiste em medir o quanto das informações passadas foram retidas na memória pelos alunos. O grau de aprendizagem mede-se pelo estoque de informações acumuladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

Grata pela visita

Grata pela visita