quinta-feira, 28 de março de 2013

Currículo na Educação Infantil

De acordo com os princípios norteadores do currículo na Educação Infantil, sugeridos pelos PCNs, para atender as especificidades de desenvolvimento das crianças até seis anos, e considerando que o currículo seja um conjunto de ações desenvolvidas por sujeitos agindo e interagindo, e que é elaborado com base nos cidadãos que esperamos formar, pensando no presente e no futuro, na realidade vivenciada nas diversas instituições como ; família e escola, faz-se necessário a elaboração de medidas que objetivem o estímulo e interesse dos alunos e da família, para que aconteça uma interação entre os mesmos, e dos mesmos com a escola, para que juntos possam resgatar os valores morais, éticos e humanos, tendo esses valores como prioridade, para que assim possa-se alcançar os objetivos primordiais da educação, que são; formar cidadãos responsáveis, cientes de seus direitos e deveres, capazes de compreenderem o mundo a sua volta e assim conquistar sua autonomia.


O que é sistema capitalista de produção?

R – Chamamos de capitalismo o sistema de produção que surgiu após o feudalismo, que implicou na substituição dos  grupos detentores do poder e de suas bases sociais de apoio. Em termos econômicos, há transformações profundas no sistema de propriedade e na estrutura da reprodução e repartição de bens. Com a substituição dos homens por máquinas, esses homens são levados a busca pela sobrevivência, e assim sendo, o sistema explora o trabalhador numa busca incessante por lucro.

 O que é neoliberalismo na atual conjuntura econômica e quais suas implicações sociais, políticas e econômicas?
R – O neoliberalismo é a hegemonia com a qual o sistema capitalista tem usado para forjar um estilo de vida alienador, movido pelo consumismo, que interfere na vida das pessoas em seus diversos campos da esfera social, tirando-lhes o direito de serem elas mesmas, livres e senhoras de suas vidas e destinos. 

Qual o papel do Estado como fomentador de políticas públicas na economia neoliberal e, em especial em relação as políticas públicas de educação?
R - Promover uma Educação Pública Nacional e Democrática. Vale lembrar ainda que a tarefa de todos em relação à educação diz respeito à luta por: “Educação direito de todos, dever do Estado...” (Const.1988). E que os(as) profissionais da educação precisam contribuir na implementação da Política Social, contrapondo-se ao econômico nas ações da Escola, tanto do ponto de vista geral, como pedagógico.


O que significa pensar o currículo enquanto uma ação política?

R – A concepção de currículo deve estar ligada a uma visão de conhecimento como algo que se constrói, em permanente transformação, em relação interativa com o contato histórico cultural com dimensões políticas, sociais e pedagógicas. O currículo deve ser dinâmico, flexível, envolvendo todas as ações e relações desenvolvidas no interior ou fora da escola em seus diferentes contatos, com atividades que possibilitem formar a criança nas diferentes instâncias, e o seu acesso a cultura e cidadania.


Quais as abordagens epistemológicas presentes nos referenciais curriculares nacionais?

R – São muitas as referências produzidas atualmente pelas ciências e demais áreas do conhecimento sistematizado, sobre tudo as oriundas da filosofia e psicologia, que dão suporte ás ações educativas. Dentre elas destacam-se a perspectiva construtivista de Piaget, aliada ao sócio-interacionismo de Vygotsky.

Qual o papel dos pais ou responsáveis pelas crianças no desenvolvimento curricular?
R – O papel dos pais no desenvolvimento curricular, é orientar seus filhos devidamente na resolução de seus problemas, e em todos os âmbitos da esfera social, dentre eles o da educação, mais especificamente no sentido pedagógico, demonstrando e estimulando interesse no estudo dos filhos, se mantendo informados do que acontece com eles no interior e fora da escola, cobrando suas tarefas pedagógicas, acompanhando a freqüência escolar e suas notas, frequentando as reuniões de pais e participando ativamente das atividades da escola.


Quais categorias necessárias para se configurar um professor interdisciplinar?

R - Ser seguro quanto ao seu trabalho, ter a própria identidade profissional, dar continuidade a sua performance, ter um referencial teórico como apoio, mas apenas para servir como base para suas pesquisas, busca constante por pesquisa, por transformação, não aceitar o dito como verdade pronta que não possa ser transformada, valorizar o trabalho em equipe e assim como as trocas de experiências, exercer a interdisciplinaridade, estar aberto a novas práticas, ser ousado, evitar repetições desnecessárias, revisar o currículo, estimular a iniciativa e criatividade do aluno, ter em mente que não é o dono da verdade, e que o aprendizado é mútuo.


Quais os princípios a serem viabilizados para a construção de uma proposta que contemple a interdisciplinaridade?

R – O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, traz um excelente embasamento para ser adotado na Educação Infantil como proposta interdisciplinar. Ele sugere reflexões acerca de alguns temas como as relações que a criança estabelece ao longo da vida com o movimento; com a música; comas artes visuais; com a linguagem; com a natureza e a sociedade e com a matemática. Além de enfatizar, em aspectos gerais, uma preocupação especial com os conteúdos, organização do tempo, de espaço e de recursos materiais. Cabe ressaltar também a importância da formação e capacitação dos profissionais, um planejamento bem elaborado, reuniões pedagógicas e avaliações contínuas do todo.


O modo como as instituições de educação infantil se organizaram e evoluíram historicamente  reflete o posicionamento que assumiram acerca de sua função social em face de uma dada representação de criança e de  entendimento de seu processo de desenvolvimento, entre outros fatores . Mediante esta premissa responda:

 Observando uma instituição de educação infantil, ela difere muito de uma escola da década de 1980?

R – Sim. Pois, no início da década de 80, as preocupações do governo eram acerca da alfabetização no então chamado primeiro grau. Não haviam muitas preocupações por parte do Estado acerca da educação infantil. E as creches existentes naquela época eram de caráter assistencialista, não se exigia nenhum tipo de formação de pessoal para se atuar nas mesmas. E elas tinham por objetivo auxiliar as mães trabalhadoras no cuidado de seus filhos enquanto essas saiam para trabalhar para complementar a renda da família. Já as instituições que temos hoje, são de caráter educativo e atendem toda a demanda social, independente se a mãe trabalha ou não, sendo que, diferentemente da década de 80, hoje a educação infantil é direito garantido por lei, de todas as crianças de 0 á 5 anos, e é exigida uma formação mínima em curso técnico de magistério (nível médio) para atuação nas mesmas. Quanto aos referenciais e práticas docente, também houveram significativas transformações, a escola passou do ensino baseado nas teorias positivistas (escola rígida e autoritária) de Comte, para o construtivismo de Piaget, e sua linha  psicogenética de desenvolvimento humano, bem como sua visão interacionista. Na linha piagetiana, a qual é adotada pelas escolas atuais, o aluno aprende através de construções sucessivas com elaborações constantes de novas estruturas. No interacionismo a experiência da criança em um determinado ambiente é ativa, mas, ao mesmo tempo em que ela modifica o ambiente ela é modificada por ele.


Qual deve ser a postura profissional/pedagógica do professor de educação infantil de forma a agir como intelectual e transformador no ambiente escolar?

R – O profissional que trabalha em instituições de educação infantil deve gostar de crianças, estar apto para cuidar e educar e teoricamente respaldado para atuar de forma consciente. Deve também saber lidar com imprevistos, relacionar-se bem com outras pessoas e ter ética. Elaborar suas atividades apartir das necessidades e interesse das crianças, não permitindo que a rotina desestimule as mesmas, procurando diversificar bem as atividades tanto como o espaço físico onde elas são realizadas, em especial com as crianças de período integral, que passam o dia todo na instituição. Agir com interdisciplinaridade. Alternar as aulas semanais e os espaços a serem utilizados, por exemplo: artes, música, literatura, em dias alternados assim como as atividades motoras, parquinho, casa de bonecas, brincadeiras tradicionais, educação física, e tantas outras opções. Mesmo que a instituição não disponibilize de uma estrutura muito ampla e de poucos recursos, cabe ao profissional usar a criatividade para organização do tempo, espaço e recursos materiais para tornar suas aulas agradáveis e construtivas e objetivas propiciando ao aluno seu desenvolvimento integral. 


Quais as atividades podem ser pensadas para favorecer a interação entre objetos do conhecimento (pesquisa, explorando o ambiente, desenvolver a linguagem oral e a escrita) e a solução dos conflitos comuns na fase dos 4 anos?

R -  Atividades que reproduzam situações do dia-a-dia assim como jogos e brincadeiras diversas como bingo de letras, produção de textos coletivos, jogo da memória dos animais, do alfabeto ilustrado, dominó de numerais e do alfabeto ilustrado, tangran, cinco marias, dramatização de histórias com fantoches, trabalhar com instrumentos musicais feitos com sucata, leitura de gravuras. Atividades com o nome 1. Formar o nome com alfabeto móvel. 2. Recortar letras para formar o nome. 3. Circular as letras do nome: num alfabeto ao redor de um retângulo cujo interior a criança escreve o nome. 4. Colorir os quadradinhos de acordo com a quantidade de letras do nome. 5. Circular as palavras que começam com a sílaba (destacada) do nome, numa lista. 6. Desembaralhar as letras do nome. 7. Formar palavras com a família silábica. 8. Reconhecer outros nomes próprios iniciados da mesma forma que o nome trabalhado ou reconhecer nomes que tenham alguma semelhança, como: Rhiciana e Mariana. 9. Quebra-cabeça: figuras e nomes que tenham uma das sílabas trabalhadas . As atividades citadas acima relacionadas ao jogo e a linguagem, estão ao mesmo tempo trabalhando o desenvolvimento cognitivo e social, provocando a criança a buscar sozinha a resolução de seus conflitos internos e externos e a interagir seus conhecimentos cognitivos e sociais.


Como criar um ambiente favorável à adaptação da criança na rotina escolar?

R -  Eliminando a artificialidade da escola, aproximando-a da vida real, a criação de um ambiente cálido, distendido, acolhedor, seguro e confiável. A demonstração de amor, carinho, compreensão, firmeza e perspicácia muito ajudarão para que ela adquira segurança, condição fundamental para adaptação e um aprendizado satisfatório.


Descreva tipos de atividades que podem contribuir com a conquista da autonomia da criança e que permita a ela observar suas próprias dificuldades.

R – Atividades que utilizem a musicalização, artes, literatura, dramatização com fantoches, casa de bonecas ou brinquedoteca e jogos diversos, desde os jogos de alfabetização aos de movimento. O jogo está presente no cotidiano da criança que desenha, canta, rima, representa, chuta bola ou pula corda. Na verdade, para a criança quase toda atividade é jogo, e é por meio do jogo que ela constrói grande parte do seu conhecimento. Quando isso acontece, a situação ensino-aprendizagem fica caracterizada pelo aspecto lúdico prazeroso em que o erro passa a ser aceito naturalmente e a intenção com o outro é espontânea. Por meio do jogo, do fazer, do brincar, do representar, a criança experimente “ir além”, ultrapassa seus próprios limites, adquirindo autonomia na aprendizagem. Delegar a criança tarefas que ela seja capaz de realizar sozinha como, distribuir e recolher materiais, limpar a mesa, ajudar o colega com atividade, também são atividades colaboram para a construção da autonomia.


Como podemos desenvolver atitudes de bons relacionamentos entre as crianças e adultos?

R – Partindo da cooperação entre ambos. Pois, será através do debate e discussão entre ambos que o processo de desenvolvimento cognitivo se dará; e o professor assumindo o papel apenas de instigador e provocador, mantendo o clima de cooperação. As consequências serão a descentralização, a socialização, a construção de um conhecimento racional e dinâmico dos alunos. Dessa forma a produção das crianças passa a fazer parte do processo de ensino e aprendizagem, buscando compreender o significado do processo, e não só o produto.

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"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

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