quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Educação Ambiental

Trabalho elaborado e realizado pelas professoras Kátia Martins, Patrícia Cabral e Valdilene Fernandes, com apoio da professora Silvia, supervisora Tatiana e diretora Maria Helena. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Doutora Dâmina no perído de 15 dias, sendo o mesmo parte da disciplina Metodologia do Ensino Fundamental, do curso de Complementação Pedagógica da Universidade Federal de Ouro Preto.


O surgimento da questão ambiental como um problema que afeta o destino da humanidade tem mobilizado governos e sociedade civil. Assim que tipo de educação ambiental a instituição educativa tem oferecido as crianças? Qual a ótica das crianças em relação ao meio ambiente e sua conservação? Pensando nessas questões, para que possamos estimular a reflexão das crianças bem como a desenvolver ações positivas em relação ao meio ambiente elaboramos um plano de ação cujo tema é “Criança e a natureza; Brincando e aprendendo se faz a educação”.

Justificativa
O futuro está em nossas mãos e na de nossos pequeninos, por isso a importância de conhecer e preservar a natureza, assim como, as formas de vida e sua sobrevivência, vivenciando a alegria da chegada da primavera com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona e principalmente o quanto é ela é essencial para os seres humanos.
Considerando que a escola seja um veículo de grande poder de transmissão de pensamentos e
auxiliadora no processo de construção de conhecimentos, esse projeto visa à aprendizagem do educando através do brincar e aprender de uma forma lúdica e construtiva, visando à socialização do fazer pedagógico. Assim desenvolvemos uma proposta pedagógica que propicie novas vivências as crianças.

Objetivos:
*Conscientizar a criança da importância do meio ambiente e como o ser humano está envolvido nesse meio;
*Promover a socialização e a integração, escola, educando, família e comunidade, de uma forma lúdica proporcionando momentos de construção de conhecimento e aprendizagem.
*Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como, as formas de vida e sua sobrevivência;
*Conhecer as estações do ano;
*Apreciar e valorizar a natureza que nos rodeia;
*Cuidar das plantas;
*Conhecer as partes de uma planta e como plantá-la;
*Trabalhar as cores, formas e texturas;
*Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
*Desenvolver a socialização, incentivando o trabalho em grupo;
* Desenvolver a linguagem oral;
*Ampliar o vocabulário;
*Estimular a opinião e o espírito crítico através de perguntas e conversas;
*Despertar “gostos” pelas brincadeiras, músicas e danças;
*Proporcionar o contato com diversos materiais;
*Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
*Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
*Produzir trabalhos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
*Desenvolver e estimular a expressão corporal;
*Cuidar e valorizar os livros;
*Estimular o gosto pela leitura.

Conteúdos:
Datas comemorativas: dia da árvore, início da primavera. Cor, forma e textura; Noção de quantidade; Motricidade ampla e fina; Discriminação auditiva e visual; Expressão oral; Esquema
corporal; Ritmo e dança; Artes plásticas; Dramatização e criatividade;

Disciplinas envolvidas:
- Português: ( Produção de texto;Ortografia; Interpretação de texto.)
- Artes: (Pinturas,
criatividade; Cores, formas e texturas.)
- Matemática: (Noção de
quantidade; Raciocínio lógico matemático.)
- Ciências:
(As partes de uma planta; Como é que ela nasce; O que ela precisa para viver.)

Metodologia/ Procedimentos
A metodologia utilizada para execução do presente projeto valerá de atividades coletivas e individuais; pesquisas em livros, revistas e jornais, músicas, histórias, teatro, passeio pela escola e registros escritos e fotográficos. Seguem abaixo os procedimentos metodológicos.

- Conversas e debates relacionados ao tema: dia da árvore, primavera, preservação do meio ambiente;
- Desenhos e pinturas relacionados ao tema;
- Técnicas de pintura;
- Músicas relacionadas ao tema: “A sementinha – Aline Barros”, “Criança feliz”, e músicas de animais;
- Dramatização: Teatro: Fofinha a sementinha
- Dê as Três diferenças;
- Histórias em seqüência: “A árvore”, “A sementinha”; Mural árvore de ipê: Copa- de forminhas amarelas com o nome da criança; Tronco- feito com pontas de lápis;
- Poesia: Leilão de jardim;
- Construir coletivamente um brinquedo com materiais reciclados;
-Produção de texto Se eu fosse uma árvore...
O professor pede para que osalunos fechem os olhos e ele vai dizendo:
_Pense que você é uma árvore...
_ Você produz flores e frutos?
_O que será que vive nos seus
galhos?
_ Agora vocês vão abrir os olhos e
cada um irá desenhar a sua árvore.

O projeto foi divulgado na praça central do município no dia da árvore juntamente
com outras instituições, como escolas, polícia florestal e ONGs de preservação
do meio ambiente. As famílias das crianças foram convidadas para irem até a
praça naquele dia para verem os trabalhos realizados.


ANEXOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

Grata pela visita

Grata pela visita