sábado, 18 de agosto de 2012

Projetos Pedagógicos

A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Por isso propomos que os temas sejam escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem” e, principalmente, percebam que a sala de aula não é o lugar onde deve-se engolir os conteúdos passados pelos professores, mas um espaço aberto de trocas de conhecimento. Jussara de Barros - Equipe Brasil Escola. 
Observação: Nenhum projeto e nenhum plano de aula é igual ao outro, devemos seguir a exigencia de cada instituição de ensino, se a sua idéia não deu certo, vale a pena improvisar e melhorar, o importante é sempre produzir conhecimento e auto confiança. Imprevistos fazem parte do cotidiano escolar. Abaixo alguns dos projetos desenvolvidos no maternal durante o 1º semestre

PROJETO: ADAPTAÇÃO ESCOLAR 
JUSTIFICATIVA: Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
OBJETIVOS - Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando e integrando-o á dinâmica do grupo. - Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários. - Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina; - Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista; - Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades; - Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.


PROJETO “ENCONTRO DE GERAÇÕES” COMEMORANDO O DIA DO VOVÔ E DA VOVÓ JUSTIFICATIVA: No dia 26 de julho comemora-se o Dia das Avós, uma data que merece ser lembrada nas escolas. Celebrar esse dia significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida. A relação de afeto, cumplicidade e carinho entre avós e netos, marca a vida da criança com lembranças positivas da infância. Além disso, é preciso levar em consideração que hoje, o papel dos avós na família muitas vezes, vai além dos mimos dados aos netos, pois, são o suporte afetivo e financeiro e em diversas situações estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com paciência, dedicação, experiência e, com certeza, com um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
OBJETIVO Valorizar a família através das figuras dos avós como transmissores de cultura, experiência, sabedoria, carinho, cuidado e amizade.


PROJETO SAÚDE BUCAL 
Objetivos: Este Projeto visa a conscientização e o desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene bucal, bem como a aproximação da figura da dentista a rotina da criança, diminuindo possíveis traumas e medos. Atividades desenvolvidas: • Rodas de conversa • Filmes: Dr. Dentuço em uma volta ao mundo; Dr. Dentuço em o grande passeio. • Palestra com o dentista da escola. • Escovação supervisionada com o dentista da escola e os estagiários em odontologia da Unilavras. • Teatro com os estagiários e o dentista, sobre o tema em estudo.

PROJETO CARNAVAL 
Justificativa: A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país e é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia. Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e ideias. Objetivos - Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira; - Identificar músicas de Carnaval; - Cantar e dançar marchinhas carnavalescas; - Dramatizar a música “Mamãe eu quero” usando instrumentos de bandinha; - Confeccionar máscaras.

PROJETO ÍNDIO JUSTIFICATIVA:
O tema em destaque “O Índio”, visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e nas alunas, sabedores da sua atuação como sujeitos e objetos da História. A proposta do projeto é difundir a diversidade do povo brasileiro, apresentando, além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música. 
Objetivo Proposto nos PCN’S de interesse no presente projeto: - Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. - Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência através de exploração de imagens e rodas de discussão.


PROJETO DIA DAS MÃES – MAMÃE EU TE AMO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO JUSTIFICATIVA: A figura da mãe é muito importante e fundamental na vida da criança. É através da mãe que a criança tem seus primeiros contatos com o mundo exterior. E com seu auxílio aprende os primeiros passos e pronuncia as primeiras palavras. A mãe é a figura protetora, e na maioria das vezes é à ela que a criança solicita ajuda, carinho e atenção. Daí a importância da valorização, respeito e carinho com as mães. CONTEÚDOS NORTEADORES: - O que sabemos sobre a mamãe? - O que queremos saber? - Qual o nome da minha mamãe? -O que minha mãe mais gosta? - Quem é a rainha do meu lar? - Quem são os membros da minha família? 
 ATIVIDADES PREVISTAS: -Conversas na rodinha; -Levantar questionamentos; -Pinturas diversas; -Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos; -Confecção do cartão da mamãe; -Confecção de presentes para a mamãe (pano de praro) -Criar um mural para anmamãe; -Ouvir diferentes histórias sobre o tema família. Ensaio de dança para homenagear a mamãe. (música: No fundo do Coração – Sandy e Júnior – letra - http://www.vagalume.com.br/sandy-junior/no-fundo-do-coracao.html


PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO NO ARRAIÁ 
Justificativa: Estamos no mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. Vender convites, ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho. 
Objetivo Geral: Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural;

Um comentário:

Deixe seu comentário!

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

Grata pela visita

Grata pela visita