sábado, 18 de agosto de 2012

Cantinhos de aprendizagem

CANTINHOS PEDAGÓGICOS
As tarefas das crianças pequenas na educação infantil são muitas e de grande importância para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional, e o principal instrumento de que utilizam são as brincadeiras. Nesses locais, elas têm de aprender a brincar com as outras, respeitar limites, controlar a agressividade, relacionar-se com adultos e aprender sobre si mesmas e seus amigos, tarefas estas de natureza emocional. (...).
O fundamental para as crianças menores de seis anos é que elas se sintam importantes, livres e queridas.” (LISBOA, 2001)
Confiram a estratégia que trabalho no maternal III

CANTINHO DO FAZ DE CONTA
Cada tipo de brincadeira tem sua importância. "O faz de conta” estimula a criança a lidar com muitas questões, pois ela comanda a história".



CANTINHO DA INFORMÁTICA
Mesmo ainda não tendo acesso ao laboratório de informática é possível introduzir os novos conceitos tecnológicos as crianças pequenas, através de rodas de conversa, imagens e proporcionando o contato com teclados, mouses e headset velhos. Além de caminhar para a inclusão digital, a criança desenvolve sua criatividade, brinca de faz de conta e familiariza com os números e letras desenvolvendo esquemas para a pré-alfabetização.



CANTINHO DOS ALINHAVOS
Os alinhavos são materiais que estimulam a coordenação viso-motora, a direcionalidade e o controle do tônus muscular.
Dependendo do tipo da figura, os alinhavos podem servir para a ampliação de conhecimentos de diversas áreas e para serem usados com crianças de diversas idades.
Com crianças muito agitadas ou hiperativas os alinhavos trazem como resultado, além do que já foi citado, maior concentração e controle da impulsividade.



CANTINHO DAS ARTES
É importante estimular a apreciação artística e de leitura dos diversos tipos de artes plásticas (escultura, pintura, teatro, etc.). Para isso, o professor deve pesquisar e trazer, para a sala de aula, diversas técnicas e materiais, a fim de que as crianças possam experimentá-las, interagindo com elas a seu modo, e produzindo as suas próprias obras, expressando-se espontaneamente.



CANTINHO DOS JOGOS PEDAGÓGICOS
Este é o momento em que possibilita aos alunos além da criatividade, adquirir noções matemáticas, socialização, integração de forma lúdica.



CANTINHO DA LEITURA
Podemos dizer que o ato de contar histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letradas ou não letradas, desde os primórdios do homem. As crinças adoram ouvi-las, e os adultos podem descobrir o enorme prazer de contá-las. Na Educação Infantil, enquanto a criança ainda não é capaz de ler sozinha, o professor pode ler para ela. Nesse "cantinho" devem conter livros de histórias infantis diversas adequadas à faixa etária dos alunos.



CANTINHO DA MASSINHA
O trabalho com massinha de modelar é riquíssimo, pois permite uma gama significativa de abstrações, assimilações e construções do conhecimento pela criança, principalmente do conhecimento lógico-matemático. As formas de trabalhar são várias e pode ser "livre" ou dirigida.



CANTINHO DA SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
A classificação operatória segundo Piaget consiste em distinguir as características dos objetos e agrupá-los de acordo com essas características. ´´É classificando os objetos que a criança estrutura o real, formando conceitos. A classificação é um instrumento intelectual através do qual a criança organiza mentalmente o mundo que a cerca. Para classificar é necessário abstrair as propriedades que definem os objetos e estabelecer relações de semelhanças e diferente entre elas.

Um comentário:

  1. Amei cada ideia, pois tudo pode ser aproveitado com o intuito de desenvolver habilidades.
    Thattiane, estudante da faculdade de pedagogia da cidade de Santos Dumont,obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

Grata pela visita

Grata pela visita