domingo, 5 de fevereiro de 2012

Volta às aulas

A volta às aulas requer reorganização dos alunos do ano anterior e a adaptação dos alunos novatos. È fundamental que as crianças se sintam acolhidas e seguras na escola. Na educação infantil, principalmente as turmas de crianças com idade inferior a 3 anos, é comum que muitos chorem e precisem de mais atenção no período de adaptação. Nos primeiros dias, é importante ter disponível um número maior de profissionais por turma, capazes de acolher e atender melhor a todos. Se a criança continuar chorando após a saída dos familiares, tente desviar a atenção dela com algum brinquedo ou qualquer coisa que ela demostre interesse. Não force a criança a sentar ou ficar no colo. Isso pode traumatiza-la e despertar ainda mais insegurança. O ideal é deixa-la a vontade em um espaço acolhedor e estimulante.
Além dos professores, os demais profissionais que atuam nessa área,devem ter uma formação mínima de noções básicas para a educação infantil, para que se tenha uma educação de qualidade.
Nas primeiras semanas promova atividades que envolvam brincadeiras diversas e materias como água, farinha, receitas gostosas que podem ser preparadas na própria escola como gelatina e brigadeiro. Durante as atividades a professora ou professor se aproxima da turma e começa a estabelecer vínculos.


Receita de massa de modelar caseira:

04 xícaras de farinha de trigo
01 xícara de sal
01 1/2 xícara de água
01 colher (sopa) de óleo de cozinha
01 colher (sopa) de vinagre
corante alimentício de várias cores



Kátia B. Martins

Pedagoga e Especialista em Educação Infantil, Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Lavras



Veja outras matérias relacionadas no site da revista Nova Escola disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

Grata pela visita

Grata pela visita