quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

De onde eu vim?

Kátia Batista Martins

É muito comum na educação infantil que as crianças demonstrem curiosidades com relação aos seus corpos, suas diferenças e semelhanças e de onde vieram. De acordo com a Profª Drª Cláudia Ribeiro da Universidade Federal de Lavras, é importante que as questões da criança tenham espaço para serem colocadas e respondidas com clareza, simplicidade, na medida em que esta curiosidade vai se dando.
Ás vezes, alguns pais querem se livrar logo do assunto e na ansiedade disparam a falar além da necessidade da criança, na tentativa muitas vezes frustrada de que nunca mais vão precisar falar sobre o assunto. Quando uma criança pergunta por exemplo, como o bebê foi parar na barriga da mãe não quer dizer que ela queira ou deseje saber detalhes com relação ao ato sexual dos pais. Responder a criança de maneira simples, clara e objetiva satisfaz sua curiosidade. A satisfação dessas curiosidades contribui para que o desejo de saber seja impulsionado ao longo da vida, enquanto que a não satisfação ou o excesso de informações gera ansiedade e tensão.

Os livros infantis podem ser aliados da prática pedagógica, desde que sejam previamente selecionados por profissionais capacitados.
Eu e as sementinhas (Resumo)
Um menino usa a imaginação e volta para a barriga de sua mãe. Nesse momento, o pequeno garoto cria sua própria história, comparando seu crescimento com o das sementes, descobrindo a magia da vida, com cores e formas diferentes.






Iustração da história feita pelas crianças do maternal (3 e 4 anos)







































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

Grata pela visita

Grata pela visita