Nos dias 14 e 15 de setembro de 2012 tive o prazer de participar do 1º Seminário Desafios da Inclusão: Da Educação Básica a Atuação Profissional que aconteceu na Universidade Federal de Lavras através do Projeto Incluir.
O Seminário teve como objetivo reunir educadores para discutirem a inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de Ensino, desde a Educação Básica até a Universidade, e inserção no mercado de trabalho.
Estiveram presentes no evento educadores de Lavras e região, a equipe da brinquedoteca de Ijaci, renomados professores da UFLA e de Universidades da região, bem como .representantes do Ministério da Educação, onde asseguraram que “o tema acessibilidade tem sido prioridade no plano de governo da União”. O seminário foi composto de palestras, mesa redonda, roda de conversas e apresentações culturais. Todas as atividades tiveram tradução simultânea em Libras. Foram dois dias de troca de experiências, relatos e depoimentos que ampliaram horizontes em relação as possibilidades de acessibilidade e inclusão.
As propostas apresentadas durante o Seminário Desafios da Inclusão: Da Educação Básica à Atuação Profissional serão analisadas para que possam nortear os legisladores, a fim de incentivar a participação das pessoas com deficiência no meio acadêmico e profissional. A Realização foi da Universidade Federal de Lavras – UFLA, com Apoio do SESU – Ministério da Educação e Organização GSC Eventos Especiais.
Kátia Batista Martins
Pedagoga-UFOP
Especialista em Gênero e Diversidade na Escola-UFLA
Professora do Telecurso 2000 na E.M. Padre Emílio Luiz Lunkes em Ijaci-MG
Professora na Educação Infantil da E.M. Itália Cautiero Franco/CAIC – Lavras-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!