quinta-feira, 23 de setembro de 2010

FOLCLORE

AS PARLENDAS ALÉM DE VERSOS FOLCLÓRICOS, SÃO UM MEIO PRAZEROSO DE APRENDIZAGEM. ESTA É A PARLENDA PREFERIDA DAS CRIANÇAS. ELAS ADORAM.
BRINCADEIRAS DE RODA
BRINCADEIRA: NÃO ATIRE O PAU NO GATO
BRINCADEIRA: DANÇA DA CADEIRA
BRINCADEIRA: SERPENTE DO MORRO
BRINCADEIRA: SERPENTE DO MORRO
BOLINHAS DE SABÃO
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DAS CRIANÇAS
APÓS O CONTO DA LENDA DO SACI PERERE, AS CRIANÇAS COLORIRAM O PAPEL NAS CORES DO SACI E FIZERAM ESTA LINDA DOBRADURA COM O AUXÍLIO DA PROFESSORA. EM SEGUIDA COMPLETARAM O ROSTINHO DO SACI.
TRAVALÍNGUA: AS CRIANÇAS SE DIVERTIRAM MUITO REPETINDO ESTE TRAVALÍNGUA

PROJETO BRINCANDO COM O FOLCLORE

Turmas: Maternal III A e B

Justificativa

O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.

Objetivo Geral

Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.

Objetivos Específicos

Repassar valores culturais.

Resgatar a importância do Folclore.

Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.

Desenvolver e estimular a coordenação visomotora.

Socializar.

Estimular o ritmo.

Desenvolver a linguagem oral e escrita.

Desenvolver a criatividade


ACONTECIMENTOS

No primeiro momento, trabalhamos Identidade e Autonomia, fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes sobre o assunto. Diante de explanações e questionamentos foi feita uma listagem com os resultados obtidos:

- Roda da conversa (crianças em círculo)

-Foi explicado o que é folclore utilizando uma linguagem bem informal: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.


Em resumo do que já foi trabalhado no mês de agosto, apresentamos as crianças lendas, parlendas, travalíngua, e algumas brincadeiras folclóricas bem como: dança da cadeira, brincadeiras de roda, brincadeira da serpente do morro, fazer bolinhas de sabão, dentre outras.

Um comentário:

  1. oi katia ,
    sua pagina está linda !!!!!!!adorei as ideias ....parabéns ....bjos paty

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

Grata pela visita

Grata pela visita