quinta-feira, 22 de julho de 2010

ÍNDIOS DO NOSSO BRASIL

UTENCÍLIOS INDÍGENA

ARTEZANATO INDÍGENA

CHEFE DA TRIBO E PROFESSOR DE MATEMÁTICA INDÍGENA
DANÇA

ÍNDIOS LEGÍTIMOS DA TRIBO PATAXÓ NA FEIRA ANTROPOLÓGICA EM LAVRAS-MG

SUGESTÃO DE ATIVIDADES



MINI PROJETO ÍNDIOS DO NOSSO BRASIL

JUSTIFICATIVA:
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseadas em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia, ou outras características individuais e sociais. (Fonte: PCN'S)

OBJETIVOS:


  • Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
  • Conhecer, analisar e debater os hábitos e os costumes indígenas;
  • Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
  • Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade plurétnca e pluricultural;
  • Utilizar diferentes linguagens - verbal, plástica e corporal - como meio de produzir, expressar e comunicar suas idéias.
  • Saber que existem diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
DESENVOLVIMENTO:

  • Propor as crianças que pesquisem e levem para a sala de aula recortes de pessoas que possam ser indígenas ou descendentes de índios, bem como qualquer gravura ou informação sobre o tema;
  • Rodas de conversas (debate sobre a pesquisa das crianças, explorar oralmente os conhecimentos prévios das crianças), conversar sobre a história dos índios, seus usos e costumes;
  • Elaborar um cartaz com a pesquisa das crianças;
  • Mostrar vídeos relacionados ao tema (tem uns bem legais no you tube);
  • Músicas;
  • Construir um cartaz ilustrando a música dos 10 indiozinhos;
  • Desenho livre na folha e/ou com giz no pátio;
  • Decorar o cocar feito pela professora;
  • História: Contar a lenda da mandioca com gravuaras. Pedir as crianças que recontem a lenda.
CULMINÂNCIA:

Fazer a pintura facial das crianças e fantaziá-los de índio.


"SOMENTE ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA VIVA É QUE PODEMOS TRABALHAR COM AS CRIANÇAS. É ASSIM QUE ELAS TÊM OPORTUNIDADE DE PERCEBEREM QUE O CONHECIMENTO É REPLETO DE SIGNIFICADOS E QUE ELE NÃO ESTÁ PRESENTE APENAS NOS LIVROS, MAS NAS NOSSAS AÇÕES COTIDIANAS E ESTÁ AO ALCANCE DE TODOS."

FEIRA ANTROPOLÓGICA

A feira antropológica aconteceu no dia 16/02/2008, na praça Dr. Augusto Silva em Lavras/MG, como atividade proposta da disciplina de antropologia II do curso de Pedagogia. Foi um espaço de novos aprendizados, novos conhecimentos e contato com a história. A tribo indígena da Aldeia Mua-Mimatxi localizada em Itapecerica/MG, apresentou na feira a diversidade de seu artesanato e sua cultura. Vivendo da agricultura e de seu artesanato, nesta aldeia, atualmente com 11 famílias, estão 45 pessoas que trabalham e aprendem como usar seu território, como afirmar sua cultura e rituais. Na praça dançaram chamando o dia e a noite, uma dança que faz parte de um grande ritual de festa das águas, que acontece em 5 de outubro, e é um ritual sagrado. Como diz o índio Siwê-Pataxó, com 21 anos que cursa Licenciatura para Povos Indígenas na Universidade Federal de Minas Gerais, "agente veio pelo contato da terra com a água, a purificação é quando começa o tempo das águas".

(Fonte: Vivências em EAD, ano I, nº2 )

3 comentários:

  1. Fica a dica:

    http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4935

    A série "Índios no Brasil" mostra a relação da população indígena brasileira com a natureza, com o sobrenatural e com os não-índios.
    Ao contar a história do Brasil, muitas vezes o índio é tratado como um ser que parou no passado. Além disso, relacionado a atraso, preguiça e selvageria. Este episódio apresenta quem são e como vivem os indígenas no Brasil atual, tomando como foco a relação deles com os outros brasileiros.

    Pessoas das tribos Krenak, MG; Kaxinawá, AC; Ashaninka, AC; Yanomami, RR; Pankararu, PE e Kaingang, SC, conversam sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Outra dica que julgo importante é trabalhar coma as crianças a imagem do indígena como ele é hoje. Os índios são nações diferentes umas das outras, cada povo tem sua característia o que o identifica. A imagem física também tem que ser mostrada, não uma figura estática como mostram os livros, eles se misturaram com os demais povos brasileiros e hoje tem a cara igual a qualquer um de nós. O que os faz ser índio não é a aparência física, mas sim a vivência da cultura. E isso tem que ser entendido e respeitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane!
      Sua dica foi muito importante e de grande valia. Hj penso diferente da época em que fiz essa postagem. E o que contribuiu para uma nova forma de olhar a cultura indígena foi a especialização que fiz em Diversidade na Escola. Concordo com sua fala: "O que os faz ser índio não é a aparência física, mas sim a vivência da cultura. E isso tem que ser entendido e respeitado."
      Obrigada por sua visita.
      Volte sempre.

      Excluir

Deixe seu comentário!

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

Grata pela visita

Grata pela visita