QUADRO COMPARATIVO DOS PRINCIPAIS
ENFOQUES ADMINISTRATIVOS DA EDUCAÇÃO
ENUMERADOS POR BENNO SANDER
Tradição funcionalista
(neotecnicismo)
|
Enfoque
|
Tradição
|
Período de vigência mais intenso
|
Principais características
|
Jurídico
|
Direito administrativo-romano de cunho dedutivo:
parte do geral seguindo para o particular. Método proposto pelos
racionalistas, que acreditavam que só a razão pode levar ao conhecimento
verdadeiro.
|
Século XVI ao início do século XX
|
-Pensamento indutivo: experiência empírica e
fatos observados.
-Legalismo: enfatiza a ordem, regulamentação e
codificação
-Influências positivistas a partir do séc. XIX.
|
|
Tecnocrático
|
Se baseia nas teorias de Taylor (administração
científica) onde os principais princípios são: planejamento,organização,
execução e controle; Fayol (princípios da administração), e a teoria da
burocracia dedutiva e normativa
|
Primeiras décadas do século XX até a década de 40
|
-Provocou o aparecimento de reformas de
movimentos reformistas na administração do Estado e da Educação.
-É ofício dos administradores planejar as tarefas
do operário, e ao operário executar seu trabalho.
-Preocupação em elevar o nível da eficácia do
trabalho e obtendo assim maior produtividade.
|
|
Comportamental
|
Teoria das relações humanas, e abordagens
sistêmicas
(teoria dos sistemas)
|
A partir da década de 40
|
-Resgate da dimensão humana e sua relação com a
dimensão institucional. -Considerar o elemento humano como parte importante
na instituição. -Orientação orgânica e compreensiva no estudo da
inter-relação entre as diversas dimensões do sistema educacional
|
|
Desenvolvimentista
|
Tradição funcionalista, almejando produtividade e
eficiência. Pretendia se apoiar a administração dos serviços de assistência
técnica e ajuda financeira.
|
Surge após a 2° Guerra Mundial, 1946 até a década
de 70
|
-Preocupação com a produtividade e eficiência.
-Surge o planejamento da educação, impulsionado pelas agências de assistência
técnica e financeira dos países desenvolvidos.
-Grande aumento do número de instituições de
educação, assim como os recursos públicos para a mesma. -A educação
desenvolvia-se em função do mercado de trabalho. –Criação da Lei 5.962/71(que
introduz na escola a figura dos “especialistas”). –Pouca ou nenhuma autonomia
administrativa e pedagógica da escola. –Restrita participação da comunidade
escolar.
|
|
Tradição interacionista
(gestão democrática)
|
Sociológico
|
Interacionalista de administração da educação.
Concebe perspectivas de administração baseadas nos valores culturais e
políticos da sociedade latino-americana e de suas instituições sociais.
|
A partir da década de 70 aos dias atuais
|
-Propõe uma administração que considere a demanda
social de sua realidade para que se alcance os resultados esperados;a
superação dos problemas existentes no contexto sócio-político. –Conquista da
gestão democrática como princípio na Constituição Federal de 1988, na LDBEN
n° 9.394/96.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!