AS PARLENDAS ALÉM DE VERSOS FOLCLÓRICOS, SÃO UM MEIO PRAZEROSO DE APRENDIZAGEM. ESTA É A PARLENDA PREFERIDA DAS CRIANÇAS. ELAS ADORAM.
BRINCADEIRAS DE RODA BRINCADEIRA: NÃO ATIRE O PAU NO GATO BRINCADEIRA: DANÇA DA CADEIRA BRINCADEIRA: SERPENTE DO MORRO BRINCADEIRA: SERPENTE DO MORRO BOLINHAS DE SABÃO EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DAS CRIANÇAS
APÓS O CONTO DA LENDA DO SACI PERERE, AS CRIANÇAS COLORIRAM O PAPEL NAS CORES DO SACI E FIZERAM ESTA LINDA DOBRADURA COM O AUXÍLIO DA PROFESSORA. EM SEGUIDA COMPLETARAM O ROSTINHO DO SACI. TRAVALÍNGUA: AS CRIANÇAS SE DIVERTIRAM MUITO REPETINDO ESTE TRAVALÍNGUA PROJETO BRINCANDO COM O FOLCLORE
Turmas: Maternal III A e B
Justificativa
O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.
Objetivo Geral
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
Objetivos Específicos
Repassar valores culturais.
Resgatar a importância do Folclore.
Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
Desenvolver e estimular a coordenação visomotora.
Socializar.
Estimular o ritmo.
Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Desenvolver a criatividade
ACONTECIMENTOS
No primeiro momento, trabalhamos Identidade e Autonomia, fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes sobre o assunto. Diante de explanações e questionamentos foi feita uma listagem com os resultados obtidos:
- Roda da conversa (crianças em círculo)
-Foi explicado o que é folclore utilizando uma linguagem bem informal: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
Em resumo do que já foi trabalhado no mês de agosto, apresentamos as crianças lendas, parlendas, travalíngua, e algumas brincadeiras folclóricas bem como: dança da cadeira, brincadeiras de roda, brincadeira da serpente do morro, fazer bolinhas de sabão, dentre outras.