De acordo com os princípios norteadores do currículo na Educação Infantil,
sugeridos pelos PCNs, para atender as especificidades de desenvolvimento das
crianças até seis anos, e considerando que o currículo seja um conjunto de
ações desenvolvidas por sujeitos agindo e interagindo, e que é elaborado com
base nos cidadãos que esperamos formar, pensando no presente e no futuro, na
realidade vivenciada nas diversas instituições como ; família e escola, faz-se
necessário a elaboração de medidas que objetivem o estímulo e interesse dos
alunos e da família, para que aconteça uma interação entre os mesmos, e dos
mesmos com a escola, para que juntos possam resgatar os valores morais, éticos
e humanos, tendo esses valores como prioridade, para que assim possa-se alcançar
os objetivos primordiais da educação, que são; formar cidadãos responsáveis,
cientes de seus direitos e deveres, capazes de compreenderem o mundo a sua
volta e assim conquistar sua autonomia.
O que é
sistema capitalista de produção?
R – Chamamos de capitalismo o sistema de
produção que surgiu após o feudalismo, que implicou na substituição dos
grupos detentores do poder e de suas bases sociais de apoio. Em termos
econômicos, há transformações profundas no sistema de propriedade e na estrutura
da reprodução e repartição de bens. Com a substituição dos homens por máquinas,
esses homens são levados a busca pela sobrevivência, e assim sendo, o sistema
explora o trabalhador numa busca incessante por lucro.
R – O neoliberalismo é a hegemonia com a qual o
sistema capitalista tem usado para forjar um estilo de vida alienador, movido
pelo consumismo, que interfere na vida das pessoas em seus diversos campos da
esfera social, tirando-lhes o direito de serem elas mesmas, livres e senhoras
de suas vidas e destinos.
R - Promover uma Educação Pública Nacional e
Democrática. Vale lembrar ainda que a tarefa de todos em relação à educação diz
respeito à luta por: “Educação direito de todos, dever do Estado...”
(Const.1988). E que os(as) profissionais da educação precisam contribuir na
implementação da Política Social, contrapondo-se ao econômico nas ações da
Escola, tanto do ponto de vista geral, como pedagógico.
O que
significa pensar o currículo enquanto uma ação política?
R – A concepção de currículo deve estar ligada
a uma visão de conhecimento como algo que se constrói, em permanente
transformação, em relação interativa com o contato histórico cultural com
dimensões políticas, sociais e pedagógicas. O currículo deve ser dinâmico,
flexível, envolvendo todas as ações e relações desenvolvidas no interior ou
fora da escola em seus diferentes contatos, com atividades que possibilitem
formar a criança nas diferentes instâncias, e o seu acesso a cultura e
cidadania.
Quais
as abordagens epistemológicas presentes nos referenciais curriculares nacionais?
R – São muitas as referências produzidas
atualmente pelas ciências e demais áreas do conhecimento sistematizado, sobre
tudo as oriundas da filosofia e psicologia, que dão suporte ás ações
educativas. Dentre elas destacam-se a perspectiva construtivista de Piaget,
aliada ao sócio-interacionismo de Vygotsky.
Qual
o papel dos pais ou responsáveis pelas crianças no desenvolvimento curricular?
R – O papel dos pais no desenvolvimento
curricular, é orientar seus filhos devidamente na resolução de seus problemas,
e em todos os âmbitos da esfera social, dentre eles o da educação, mais
especificamente no sentido pedagógico, demonstrando e estimulando interesse no
estudo dos filhos, se mantendo informados do que acontece com eles no interior
e fora da escola, cobrando suas tarefas pedagógicas, acompanhando a freqüência
escolar e suas notas, frequentando as reuniões de pais e participando
ativamente das atividades da escola.
Quais
categorias necessárias para se configurar um professor interdisciplinar?
R - Ser seguro quanto ao seu
trabalho, ter a própria identidade profissional, dar continuidade a sua
performance, ter um referencial teórico como apoio, mas apenas para servir como
base para suas pesquisas, busca constante por pesquisa, por transformação, não
aceitar o dito como verdade pronta que não possa ser transformada, valorizar o
trabalho em equipe e assim como as trocas de experiências, exercer a
interdisciplinaridade, estar aberto a novas práticas, ser ousado, evitar
repetições desnecessárias, revisar o currículo, estimular a iniciativa e
criatividade do aluno, ter em mente que não é o dono da verdade, e que o
aprendizado é mútuo.
Quais
os princípios a serem viabilizados para a construção de uma proposta que
contemple a interdisciplinaridade?
R – O Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil, traz um excelente embasamento para ser adotado na Educação
Infantil como proposta interdisciplinar. Ele sugere reflexões acerca de alguns
temas como as relações que a criança estabelece ao longo da vida com o
movimento; com a música; comas artes visuais; com a linguagem; com a natureza e
a sociedade e com a matemática. Além de enfatizar, em aspectos gerais, uma
preocupação especial com os conteúdos, organização do tempo, de espaço e de
recursos materiais. Cabe ressaltar também a importância da formação e
capacitação dos profissionais, um planejamento bem elaborado, reuniões pedagógicas
e avaliações contínuas do todo.
O modo
como as instituições de educação infantil se organizaram e evoluíram
historicamente reflete o posicionamento que assumiram acerca de sua
função social em face de uma dada representação de criança e de entendimento
de seu processo de desenvolvimento, entre outros fatores . Mediante esta
premissa responda:
Observando
uma instituição de educação infantil, ela difere muito de uma escola da década
de 1980?
R – Sim. Pois, no início da década de 80, as
preocupações do governo eram acerca da alfabetização no então chamado primeiro
grau. Não haviam muitas preocupações por parte do Estado acerca da educação
infantil. E as creches existentes naquela época eram de caráter
assistencialista, não se exigia nenhum tipo de formação de pessoal para se
atuar nas mesmas. E elas tinham por objetivo auxiliar as mães trabalhadoras no
cuidado de seus filhos enquanto essas saiam para trabalhar para complementar a
renda da família. Já as instituições que temos hoje, são de caráter educativo e
atendem toda a demanda social, independente se a mãe trabalha ou não, sendo
que, diferentemente da década de 80, hoje a educação infantil é direito
garantido por lei, de todas as crianças de 0 á 5 anos, e é exigida uma formação
mínima em curso técnico de magistério (nível médio) para atuação nas mesmas.
Quanto aos referenciais e práticas docente, também houveram significativas
transformações, a escola passou do ensino baseado nas teorias positivistas
(escola rígida e autoritária) de Comte, para o construtivismo de Piaget, e sua
linha psicogenética de desenvolvimento humano, bem como sua visão
interacionista. Na linha piagetiana, a qual é adotada pelas escolas atuais, o
aluno aprende através de construções sucessivas com elaborações constantes de
novas estruturas. No interacionismo a experiência da criança em um determinado
ambiente é ativa, mas, ao mesmo tempo em que ela modifica o ambiente ela é
modificada por ele.
Qual
deve ser a postura profissional/pedagógica do professor de educação infantil de
forma a agir como intelectual e transformador no ambiente escolar?
R – O profissional que trabalha em instituições
de educação infantil deve gostar de crianças, estar apto para cuidar e educar e
teoricamente respaldado para atuar de forma consciente. Deve também saber lidar
com imprevistos, relacionar-se bem com outras pessoas e ter ética. Elaborar
suas atividades apartir das necessidades e interesse das crianças, não
permitindo que a rotina desestimule as mesmas, procurando diversificar bem as
atividades tanto como o espaço físico onde elas são realizadas, em especial com
as crianças de período integral, que passam o dia todo na instituição. Agir com
interdisciplinaridade. Alternar as aulas semanais e os espaços a serem
utilizados, por exemplo: artes, música, literatura, em dias alternados assim
como as atividades motoras, parquinho, casa de bonecas, brincadeiras
tradicionais, educação física, e tantas outras opções. Mesmo que a instituição
não disponibilize de uma estrutura muito ampla e de poucos recursos, cabe ao
profissional usar a criatividade para organização do tempo, espaço e recursos
materiais para tornar suas aulas agradáveis e construtivas e objetivas
propiciando ao aluno seu desenvolvimento integral.
Quais
as atividades podem ser pensadas para favorecer a interação entre objetos do
conhecimento (pesquisa, explorando o ambiente, desenvolver a linguagem oral e a
escrita) e a solução dos conflitos comuns na fase dos 4 anos?
R - Atividades que reproduzam situações
do dia-a-dia assim como jogos e brincadeiras diversas como bingo de letras,
produção de textos coletivos, jogo da memória dos animais, do alfabeto
ilustrado, dominó de numerais e do alfabeto ilustrado, tangran, cinco marias,
dramatização de histórias com fantoches, trabalhar com instrumentos musicais
feitos com sucata, leitura de gravuras. Atividades com o nome 1. Formar o nome
com alfabeto móvel. 2. Recortar letras para formar o nome. 3. Circular as
letras do nome: num alfabeto ao redor de um retângulo cujo interior a criança
escreve o nome. 4. Colorir os quadradinhos de acordo com a quantidade de letras
do nome. 5. Circular as palavras que começam com a sílaba (destacada) do nome,
numa lista. 6. Desembaralhar as letras do nome. 7. Formar palavras com a
família silábica. 8. Reconhecer outros nomes próprios iniciados da mesma forma
que o nome trabalhado ou reconhecer nomes que tenham alguma semelhança, como:
Rhiciana e Mariana. 9. Quebra-cabeça: figuras e nomes que tenham uma das
sílabas trabalhadas . As atividades citadas acima relacionadas ao jogo e a
linguagem, estão ao mesmo tempo trabalhando o desenvolvimento cognitivo e
social, provocando a criança a buscar sozinha a resolução de seus conflitos
internos e externos e a interagir seus conhecimentos cognitivos e sociais.
Como
criar um ambiente favorável à adaptação da criança na rotina escolar?
R - Eliminando a artificialidade da
escola, aproximando-a da vida real, a criação de um ambiente cálido,
distendido, acolhedor, seguro e confiável. A demonstração de amor, carinho,
compreensão, firmeza e perspicácia muito ajudarão para que ela adquira
segurança, condição fundamental para adaptação e um aprendizado satisfatório.
Descreva
tipos de atividades que podem contribuir com a conquista da autonomia da
criança e que permita a ela observar suas próprias dificuldades.
R – Atividades que utilizem
a musicalização, artes, literatura, dramatização com fantoches, casa de bonecas
ou brinquedoteca e jogos diversos, desde os jogos de alfabetização aos de
movimento. O jogo está presente no cotidiano da criança que desenha, canta,
rima, representa, chuta bola ou pula corda. Na verdade, para a criança quase
toda atividade é jogo, e é por meio do jogo que ela constrói grande parte do
seu conhecimento. Quando isso acontece, a situação ensino-aprendizagem fica
caracterizada pelo aspecto lúdico prazeroso em que o erro passa a ser aceito
naturalmente e a intenção com o outro é espontânea. Por meio do jogo, do fazer,
do brincar, do representar, a criança experimente “ir além”, ultrapassa seus
próprios limites, adquirindo autonomia na aprendizagem. Delegar a criança
tarefas que ela seja capaz de realizar sozinha como, distribuir e recolher
materiais, limpar a mesa, ajudar o colega com atividade, também são atividades
colaboram para a construção da autonomia.
Como
podemos desenvolver atitudes de bons relacionamentos entre as crianças e
adultos?
R – Partindo da cooperação entre ambos. Pois,
será através do debate e discussão entre ambos que o processo de
desenvolvimento cognitivo se dará; e o professor assumindo o papel apenas de
instigador e provocador, mantendo o clima de cooperação. As consequências serão
a descentralização, a socialização, a construção de um conhecimento racional e
dinâmico dos alunos. Dessa forma a produção das crianças passa a fazer parte do
processo de ensino e aprendizagem, buscando compreender o significado do
processo, e não só o produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!