quinta-feira, 28 de março de 2013

Enfoques Administrativos - Benno Sander


QUADRO COMPARATIVO DOS PRINCIPAIS ENFOQUES ADMINISTRATIVOS DA EDUCAÇÃO 
ENUMERADOS POR  BENNO SANDER


Tradição funcionalista
(neotecnicismo)
Enfoque
Tradição
Período de vigência mais intenso
Principais características
Jurídico
Direito administrativo-romano de cunho dedutivo: parte do geral seguindo para o particular. Método proposto pelos racionalistas, que acreditavam que só a razão pode levar ao conhecimento verdadeiro.

Século XVI ao início do século XX
-Pensamento indutivo: experiência empírica e fatos observados.
-Legalismo: enfatiza a ordem, regulamentação e codificação
-Influências positivistas a partir do séc. XIX.
Tecnocrático

Se baseia nas teorias de Taylor (administração científica) onde os principais princípios são: planejamento,organização, execução e controle; Fayol (princípios da administração), e a teoria da burocracia dedutiva e normativa


Primeiras décadas do século XX até a década de 40
-Provocou o aparecimento de reformas de movimentos reformistas na administração do Estado e da Educação.
-É ofício dos administradores planejar as tarefas do operário, e ao operário executar seu trabalho.
-Preocupação em elevar o nível da eficácia do trabalho e obtendo assim maior produtividade.
Comportamental

Teoria das relações humanas, e abordagens sistêmicas
(teoria dos sistemas)


A partir da década de 40
-Resgate da dimensão humana e sua relação com a dimensão institucional. -Considerar o elemento humano como parte importante na instituição. -Orientação orgânica e compreensiva no estudo da inter-relação entre as diversas dimensões do sistema educacional
Desenvolvimentista


Tradição funcionalista, almejando produtividade e eficiência. Pretendia se apoiar a administração dos serviços de assistência técnica e ajuda financeira.


Surge após a 2° Guerra Mundial, 1946 até a década de 70
-Preocupação com a produtividade e eficiência. -Surge o planejamento da educação, impulsionado pelas agências de assistência técnica e financeira dos países desenvolvidos.
-Grande aumento do número de instituições de educação, assim como os recursos públicos para a mesma. -A educação desenvolvia-se em função do mercado de trabalho. –Criação da Lei 5.962/71(que introduz na escola a figura dos “especialistas”). –Pouca ou nenhuma autonomia administrativa e pedagógica da escola. –Restrita participação da comunidade escolar.
Tradição interacionista
(gestão democrática)
Sociológico
Interacionalista de administração da educação. Concebe perspectivas de administração baseadas nos valores culturais e políticos da sociedade latino-americana e de suas instituições sociais.


A partir da década de 70 aos dias atuais
-Propõe uma administração que considere a demanda social de sua realidade para que se alcance os resultados esperados;a superação dos problemas existentes no contexto sócio-político. –Conquista da gestão democrática como princípio na Constituição Federal de 1988, na LDBEN n° 9.394/96.

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"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

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