Como
abordar a sexualidade nas diversas etapas da educação? Quando a escola deve
começar a trabalhar o tema? Existem assuntos e abordagens prioritárias? Estes e
outros questionamentos estiveram em debate no programa ‘Roda de Conversa’,
veiculado no dia 10 de janeiro de 2015, na Rede Minas. Para debater a temática
da sexualidade, o programa contou com a participação daComo abordar a
sexualidade nas diversas etapas da educação? Quando a escola deve começar a
trabalhar o tema? Existem assuntos e abordagens prioritárias? Estes e outros
questionamentos estiveram em debate no programa ‘Roda de Conversa’, veiculado
no dia 10 de janeiro de 2015, na Rede Minas. Para debater a temática da
sexualidade, o programa contou com a participação da professora da Universidade
Federal de Lavras, Cláudia Maria Ribeiro; a educadora sexual e diretora do
Instituto Kaplan, em São Paulo, Maria Helena Vilela; e a presidente da
Associação Mineira da Adolescência, Eliana Olímpio.
A falta de preparo da escola para discutir a sexualidade com os alunos é um dos problemas apontados no programa. Para a professora Cláudia Maria Ribeiro, muitas vezes, o que falta é o preparo dos educadores para as discussões do tema. Segundo ela, essa preparação deve começa na formação dos profissionais. “Um processo de formação inicial nas graduações e, fundamentalmente, nas licenciaturas, mas também na formação continuada de educadores e educadoras que vão discutir e vão saber o porquê de estar trabalhando com esse tema, desse jeito, com uma metodologia específica”, avalia a professora.
O programa ‘Roda de Conversa’ é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação idealizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais e em parceria com a Assessoria de Comunicação Social.
Confira a entrevista clicando nos itens abaixo.
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